domingo, 16 de abril de 2017

Estejamos preparados


Para que possamos enfrentar os desafios que os inimigos da Civilização nos impõe devemos ter os três atributos que constituem o Guerreiro perfeito: Equilíbrio Mental, Inteligência Estratégica e um Ideal Superior. Hoje começarei a expor, capítulo por capítulo, de forma resumida a base da Inteligência Estratégica, terei como fonte o melhor livro já feito sobre estratégia, terei como fonte: "A Arte da Guerra", de Sun Tzu. Sem mais delongas, vamos começar:

CAPÍTULO 1 - ESTIMATIVAS

Para analisar os pontos fortes e fracos seus e os do inimigo, basei-se nos cinco fatores:

1-Tao: Vontade de agir em busca do objetivo (disposição de
espírito).

2-Clima: Questões climáticas(calor, frio, chuva, neve, sol, estações e etc) Questões emocionais e psicológicas(simpatia, antipatia, medo, coragem, confiança, felicidade e etc).

3- Terreno: o ambiente e tudo que o compõe.

4-Líder: Ideal superior, equilíbrio mental, inteligência estratégica e capacidade de delegar funções com sabedoria

5-Organização: administração dos recursos

Síntese:
- Antes de embarcar em uma campanha militar, é imperativo que os comandantes façam preparativos, avaliem o inimigo e formulem um plano abrangente.

- Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas.

- Compare prudentemente o exército inimigo com o seu próprio, de modo que você possa saber onde a força é superabundante e onde é deficiente.

- Faça um inventário dos meios de que você dispõe e com base nesse levantamento trasse um plano.


DICA: AVALIE QUEM LEVA VANTAGEM COMPARANDO OS CINCO FATORES E AVALIE QUAL É O TIPO DE PODER E DE AUTORIDADE QUE O INIMIGO POSSUI.

OS TIPOS DE PODER E DE AUTORIDADE SÃO:

PODER:

Poder de matar: obediência por ter medo \ Político-militar.

Poder de recompensar: obediência por esperar recompensa\ Econômico.

Poder de persuadir: obediência por persuasão\ Intelectual.


AUTORIDADE:

Autoridade Tradicional: que se apoia no passado, apelo ao sentimento filial, continuidade histórica.

Autoridade Carismática: portadora de uma qualidade especial (ex: profeta), ela sabe algo que os outros não sabem, guia por um caminho desconhecido, aberto a um futuro desconhecido, confiança na pessoa, insubstituível, capacidade persuasiva por meio de atos ou de palavras.

Autoridade Burocrática: você respeita a função do sujeito, confiança impessoal, substituível.


Pronto, agora você pode analisar o inimigo e se preparar para enfrentá-lo, mas ainda não é hora de avançar além disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário